Minuto-a-minuto: "Estamos a trabalhar para manter a Zona Euro intacta", diz Varoufakis



Os ministros das Finanças da Zona Euro terminaram a sua reunião, sem que tivessem chegado a um acordo em torno da Grécia. Os líderes da Alemanha e França afastam a possibilidade de tal ocorrer nesta cimeira, que já teve início. Acompanhe aqui os desenvolvimentos, minuto-a-minuto.
A reunião entre o presidente do BCE e o primeiro-ministro grego terá durado 30 minutos. De acordo com os media internacionais, que citam fontes oficiais do governo grego, Mario Draghi assegurou a Tsipras que a autoridade monetária vai garantir a liquidez ao sistema financeiro enquanto a Grécia estiver num programa de ajustamento, tendo apelado à existência rápida de um acordo. Já o primeiro-ministro grego falou da sustentabilidade da dívida pública helénica, salientando a necessidade de no âmbito do acordo existir algum tipo de alívio da dívida grega. Insistiu também na necessidade de a dívida que a Grécia deve ao BCE ser trocada por um empréstimo de longo prazo do fundo de resgate do euro, Draghi terá respondido que tal decisão cabe aos políticos e não ao BCE.
O ministro das Finanças grego quebrou o silêncio ao início da noite. Utilizou a sua conta na rede social Twitter, em resposta a uma mensagem de Guy Verhofstadt, para garantir que "estamos a trabalhar intensamente para chegar a um entendimento que resolva a crise e permita manter a Zona Euro intacta”.

Fonte: Jornal de Negocios

Comentários